A PLR (Participação nos Lucros e Resultados) dos funcionários do BNB será antecipada para esta terça-feira (6/9). O anúncio do pagamento da primeira parcela do benefício foi feito durante a assinatura do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) do Banco do Nordeste, nesta terça-feira (6/9), em Fortaleza, Ceará.
Presente no ato, o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto, ressaltou a importância da assinatura do documento, com presença do presidente do banco, José Gomes da Costa. Também valorizou o papel das negociações, da CNFBNB (Comissão Nacional dos Funcionários) e da comissão de representação do BNB.
“Este é acordo favorece os bancos públicos, as empresas públicas. Ao assinar este acordo também aponta nessa direção. Entretanto nós fizemos uma campanha com muitas ameaças. A ultratividade foi prejudicial para os trabalhadores. Tivemos pouco tempo na reta final. Houve um risco de rasgar a as convenções coletivas e as ACTs em função da ultratividade no 1º de setembro”, reforçou Neto.
Além de seguir as cláusulas econômicas acordadas entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) – reajustes no salário e VR e VA, o ACT do BNB possui outras conquistas. Celebração do ACT aditivo à CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) sobre Teletrabalho, com formação de Comissão Partidária, e a criação de um painel de concorrências internas com intuito de divulgar vagas abertas no Promova-se e a pontuação dos concorrentes de cada uma das vagas no pleito são algumas.
O presidente da Feebbase, Hermelino Neto, espera que daqui a dois anos a categoria possa assinar um acordo sem ameaças da ultratividade. “Queremos ter mais tranquilidade para fechar um acordo e negociar sem o princípio da ultratividade. Sem perder nossas conquistas por conta da reforma trabalhista”.
Fonte: FEEB/BA-SE.