Hoje (17), acontece na sede do Sindicato a assembleia para debater e deliberar sobre o intervalo de 15 minutos para bancárias da Caixa Econômica Federal. Em setembro do ano passado o banco, em cumprimento à CLT, passou a exigir que as funcionárias interrompessem o trabalho durante 15 minutos antes de iniciar a jornada extraordinária. Esta pausa é obrigatória e não remunerada, o que tem gerado críticas.
A regra de 15 minutos de pausa para mulheres está inscrita no artigo 384 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), criado em 1943. Trata-se de uma Lei e que promove uma diferença por conta do gênero. Por outro lado a polêmica gira em torno da remuneração. Se as bancárias vão ficar aguardando por 15 minutos até iniciar a hora extra, então elas devem receber por isso.
O assunto fez parte da mesa de negociação específica com a Caixa, na Campanha 2015. Após o debate, foi acordada a suspensão do intervalo, com restrição das cidades onde tramitam processos sobre o assunto, como é o caso de Vitória da Conquista. O banco se comprometeu a entrar em contato com o Sindicato para solucionar o caso, mas isso não ocorreu.
Portanto, o Sindicato convida todas as bancárias da CEF a participar da reunião, hoje (17), às 18h na sede do SEEB/VCR. “É de extrema importância a participação das bancárias da Caixa neste encontro, onde será discutido o teor da ação com a presença dos advogados, os quais poderão elucidar quaisquer dúvidas existentes. A assembleia fará valer a decisão da categoria”, conclui a diretora Representante na Federação, Sarah Sodré.
Veja Mais!
Violência contra mulher é física e social
" Só alcançaremos mudanças sociais com a participação ativa das mulheres "