Nesta quarta-feira (18), o Comando Nacional dos Bancários irá formalizar junto à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), em Brasília, a assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico dos funcionários do Banco do Brasil que atuam na base do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região.
O protocolo acontece em conjunto com os sindicatos da Bahia, Teófilo Otoni, Caxias do Sul, Espírito Santo, Santa Rosa e Carazinho.
Após a aceitação do acordo e encerramento da mobilização, na última quinta-feira (12), a ata e procuração foram enviadas ao Comando Nacional, que organizou a consolidação do documento.
A previsão de pagamento da PLR é em até 10 dias. Entretanto, o Sindicato encaminhou um documento ao BB solicitando a antecipação do depósito, tendo em vista que os trâmites já foram realizados.
“A assinatura do acordo acontece hoje e traz para a categoria resultados importantes. Entre eles estão a garantia da retirada da Cláusula 17, que tratava de demissões sem justa causa, além de incluir no acordo também parte da redação da decisão liminar que manteve o pagamento da comissão de caixa nos moldes de hoje e garante a incorporação tácita para quem completou 10 anos de função antes da reforma trabalhista. Agora, devemos acompanhar a assinatura e esperamos que, após nossa solicitação, o banco promova o pagamento antecipado da PLR, sem ter que aguardar os 10 dias após a assinatura”, conclui Leonardo Viana, presidente do SEEB/VCR.