Com o objetivo de organizar, mobilizar e defender mães que lutam pela inclusão educacional, social, econômica, cultural e política de crianças e adolescentes com deficiência, foi criada na última quarta-feira (1º), em assembleia na sede do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, a Associação de Mães de Crianças e Adolescentes com Autismo e Demais Necessidades Especiais – Mãe.
A entidade sem fins lucrativos visa auxiliar pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e demais necessidades especiais classificadas como Deficiência visual, Deficiência motora, Deficiência mental, Deficiência auditiva e Paralisia cerebral.
Após o estatuto ser aprovado por unanimidade, foi eleita e empossada a primeira diretoria da associação, com Sabrine Rocha Ribeiro como presidente, Maria Ilza Moreira Santos como vice-presidente e Sonia Santos Silva como secretária.
“A minha intenção quando comecei este projeto foi que crianças e adolescentes autistas e com outras necessidades especiais tivessem seus direitos garantidos, como o direito à inclusão, à educação, à saúde, ao esporte, ao lazer e ao mercado de trabalho. Nossa expectativa é trabalhar para que as desigualdades sociais não sejam uma barreira de impedimento para essas pessoas, que tenham condições de desenvolver um futuro e pertencer de forma inclusiva na sociedade”, afirma Sabrine Ribeiro.