Na última terça-feira (30), as diretoras do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, Giovania Souto e Sarah Sodré, estiveram presentes em uma audiência pública, na Câmara Municipal de Conquista, que discutiu a Atenção Primária à Saúde (APS) no município.
A APS é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde – no âmbito individual e coletivo – que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades.
Participaram da mesa os conselheiros Suzana Ribeiro, Maria de Lourdes, Ricardo Alves e Deusdete Oliveira, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Lúcia Dória, o diretor Geral do Complexo Hospitalar HGVC e UPA, Geovani Moreno, a coordenadora do Serviço de Acolhimento e Triagem da UPA, Leila Meira, a secretária de Saúde, Ramona Cerqueira e a vereadora Viviane Sampaio (PT).
O evento é fruto da iniciativa dos mandatos da vereadora Viviane Sampaio (PT), Chico Estrella (PTC) e Ricardo Babão (PCdoB), membros da Comissão de Saúde e Assistência Social.
Problemas na Atenção Primária, como a falta de médicos e de medicamentos, tem como consequência a sobrecarga de outros setores da saúde pública, como por exemplo a UPA e o Hospital de Geral de Vitória da Conquista. Na oportunidade, usuários, conselheiros municipais, vereadores, profissionais e membros do governo discutiram estratégias de avanço na qualidade da APS no município.