O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região participou da Audiência Pública que debateu doenças ocupacionais da categoria na Bahia na última sexta-feira (27). O espaço, promovido pelo Ministério Público do Trabalho – MPT, aconteceu na sede do órgão em Salvador, com o propósito do lançamento da cartilha “Retrato do Adoecimento no Setor Bancário no Estado da Bahia”.
A pesquisa realizada para elaboração da cartilha durou cerca de dois anos e foi desenvolvida em parceria com técnicos e pesquisadores de nove órgãos, um avanço importante para a luta dos trabalhadores. A centralidade do levantamento foi denúncias recebidas pelo MPT – só de assédio moral, foi possível constatar um aumento de 78% –, processos trabalhistas, benefícios previdenciários, fiscalizações, CATs emitidas pelos sindicatos e, também, dados de crimes contra as instituições financeiras.
Na cartilha, que está disponibilizada no site do SEEB/VCR, é possível traçar um perfil para os afastamentos dos bancários. As doenças ocupacionais na categoria são decorrentes, principalmente, de lesões nos ombros, transtornos dos joelhos, dores nas costas, mononeuropatias dos membros superiores e transtornos psíquicos. “O retrato do adoecimento do bancário, apresentado por este trabalho, é muito importante para que a sociedade conheça a cruel realidade enfrentada pelos trabalhadores nos bancos. O setor mais lucrativo do país trata seus funcionários como máquinas que podem ser descartadas quando não atendem mais as suas expectativas”, denuncia Paulo Barrocas, presidente do SEEB/VCR.
Confira aqui a cartilha.