O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região participou na terça-feira, dia 20, de uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores para discutir, junto à sociedade, reestruturação do Banco do Brasil.
A audiência foi solicitada por Fernando Jacaré (PT) e Andreson Ribeiro (PC do B) e aprovada por todos os vereadores, que assumiram o compromisso de retomar as discussões no início do próximo ano em busca de alternativas para barrar a reestruturação. Bancários aproveitaram o espaço para explanar sobre os problemas que o projeto trará para toda a sociedade, na tentativa de mobilizar a população contra essa ação nefasta do BB.
Para o vereador Andreson Ribeiro (PC do B), essa é uma discussão que deve ser ampliada a todos os setores da sociedade. “É uma temática que ultrapassa o interesse dos bancários, pois é de interesse de toda a sociedade de Vitória da Conquista e Região. Deveríamos estar discutindo a ampliação dos serviços do Banco do Brasil, jamais o fechamento de agências. O fechamento da Régis Pacheco e da superintendência é um retrocesso, por isso, é extremamente importante a Câmara estar de mãos dadas com o Sindicato, a Federação, todos os representantes e atores sociais da cidade”, afirma.
De acordo com a diretora de Cultura e Formação Sindical, Larissa Couto, é preciso que toda a população e entidades representativas estejam envolvidas nesse embate. “A Audiência Pública é um importante passo nesse processo de resistência na defesa do Banco do Brasil e das empresas públicas, envolvendo todos os sujeitos políticos e sociais de representação, dando notoriedade às preocupações do funcionalismo, além de mostrar para a sociedade os prejuízos dessa política neoliberal. O Sindicato finda o ano com mais um evento na luta em defesa dos trabalhadores”, conclui.