Representantes da base do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região participaram, no final da última semana, do 27º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (CNFBB) e do 32º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef). As bancárias Larissa Couto (BB), Ediléia Campos (BB), Daniele Couto (CEF) e Nilsana Rocha (CEF) discutiram as pautas específicas de cada banco, e estiveram presentes também no 1º Seminário Nacional em Defesa dos Bancos Públicos.
O Conecef contou com ampla participação da categoria. Este foi o primeiro ano em que os bancários adotaram o princípio da paridade de gênero. Foram 352 delegados, sendo 185 homens (52%) e 168 mulheres (48%). Entre os principais pontos de pauta estavam a defesa da Caixa 100% pública e o fortalecimento do papel social do banco. Foram discutidas também condições dignas de trabalho e mais contratação de empregados.
Entre as principais reivindicações dos bancários do BB estão o Plano de Carreira e Remuneração (PCR) com aumento nas promoções por mérito com inclusão de escriturários. Em relação à saúde, foi discutido o crescimento do número de adoecimentos entre os bancários e a importância do fortalecimento do modelo assistencial de Estratégia de Saúde da Família (ESF), com a ampliação de cobertura do déficit da Cassi pelo Banco do Brasil. Questões ligadas à Previ, a relação entre o sistema financeiro e o BB, e a organização do movimento sindical também foram abordados.
Além disso, foi definido que no próximo CNFBB será implantada a paridade de gênero, com 50% dos delegados homens e 50% das delegadas mulheres. Na oportunidade, foi feita uma moção de repúdio ao assédio sexual nos bancos e espaços sindicais.
Saiba qual foi a avaliação das representantes do SEEB/VCR na página 3.