Home / Federação / Bancários da Bahia e Sergipe debatem adoecimento psicológico no trabalho

Bancários da Bahia e Sergipe debatem adoecimento psicológico no trabalho

2023 emcontro de saude mesa b71d4

Saúde é um tema de extrema importância para os bancários. Isso ficou evidente durante o Encontro de Saúde dos Bancários da Bahia e Sergipe, que está sendo realizado neste sábado (30/9), no Hotel Portobello, em Salvador. O auditório permaneceu lotado durante toda a manhã para debater o adoecimento psicológico na categoria.

2023 encontro de saude publico edbdd

O evento reuniu trabalhadores de diversas cidades dos dois estados e os palestrantes corresponderam às expectativas, trazendo informações de grande importância para entender os motivos do crescimento das doenças psicológicas entre os bancários e as formas de enfrentar esta questão.

2023 encontro de saude suerda fortaleza b61a3

A médica e especialista em doenças do trabalho Suerda Fortaleza trouxe os dados sobre os impactos do adoecimento mental na categoria, mostrando que esse é um problema estrutural, provocado pela forma de organização de trabalho no setor bancário, que favorece o assédio e a competitividade excessiva. Esses são fatores altamente adoecedores, que podem começar com sintomas físicos e podem evoluir muito rápido, levando ao risco de vida.

2023 encontro e saude andre guerra cce31

A apresentação do psicólogo e mestre em gestão mental André Guerra começou com a exibição do documentário “4 Contos: a tragédia por trás do lucro “, que fala sobre o suicídio entre os bancários. Em sua fala, ele abordou os motivos que levam ao pensamento suicida e sugeriu formas para que os sindicatos enfrentem a situação, através do acolhimento dos trabalhadores adoecidos, mas, principalmente, tentar combater as causas que levam tantos bancários a estarem nesta situação.

O Encontro segue durante a tarde deste sábado, com debate sobre os desdobramentos jurídicos do adoecimento na categoria. A advogada trabalhista Tatiana Rossini vai explicar os mecanismos de amparo ao bancário presentes na Convenção Coletiva da Categoria (CCT) e as formas de acessar isso. Em seguida, os advogados previdenciários Eusébio Carvalho e Luís Henrique Cedraz abordam os direitos previdenciários após o adoecimento, as formas de acessos aos benefícios do INSS, dentre outras questões importantes.

Fonte: FEEB/BA-SE.

Veja Mais!

Sistema diretivo da Feebbase se reúne em março

A Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe atualizou o calendário de atividades para 2024 …