Na última quinta-feira (22), os funcionários da Caixa Econômica Federal que fazem parte da base territorial do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região aprovaram, por maioria de votos em assembleia virtual, a proposta de decretação de Estado de Greve e indicação de paralisação por prazo determinado.
A deliberação é uma resposta das bancárias e bancários aos desmandos cometidos pela direção da CEF e pelo governo federal com o objetivo de gerar o desmonte da instituição.
A mobilização tem como principais pautas a contratação de mais funcionários, a defesa da Caixa contra o IPO da Caixa Seguridade, o pagamento integral da PLR Social e a assinatura de um Acordo Complementar regulamentando o teletrabalho.
“Os constantes ataques que o governo tem feito contra os bancos públicos, em especial contra a Caixa Econômica, exige que os trabalhadores estejam mobilizados para defender a instituição e seus direitos. Por isso, a categoria aprovou o Estado de Greve. Vamos nos mobilizar para mostrar à sociedade a importância da Caixa e cobrar do governo o respeito aos acordos firmados”, afirma Leonardo Viana, presidente do SEEB/VCR.