Na última terça-feira (5), os funcionários da Caixa Econômica Federal que fazem parte da base do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região deliberaram sobre o Aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho Aditivo a Convenção Coletiva de Trabalho sobre o Saúde Caixa.
Com 55,6% dos votos, a proposta NÃO obteve maioria. Já 42,6% dos votantes optaram pelo SIM e 1,7% se abstiveram.
Cenário Nacional
Conforme divulgado pela Confederação Nacional dos Bancários (Contraf), o acordo foi aprovado em 73,6% dos sindicatos que realizaram assembleia. No total, 51,6% dos votantes aprovaram a proposta.
Entre os demais sindicatos que compõem a Federação dos Bancários da Bahia e de Sergipe, as bases dos sindicatos da Bahia, Sergipe, Feira de Santana, Itabuna, Camaçari, Irecê, Juazeiro, Oeste e Extremo Sul, aprovaram o acordo. Já as bases de Ilhéus, Jequié e Jacobina também recusaram a assinatura.
Já na maior base sindical da categoria bancária, em São Paulo, a assembleia foi suspensa por volta das 11h por decisão da Justiça, devido a uma decisão liminar que impediu a continuidade da votação. Até aquele momento, mais de 1.300 votos já tinham sido computados, com 67% a favor da aprovação do acordo. A assembleia foi remarcada para o dia 8 (sexta-feira).
Reunião sindical nesta quarta (6)
Após a deliberação da assembleia, o SEEB/VCR convocou, para esta quarta-feira (6), uma reunião entre a diretoria e os delegados sindicais da Caixa para discutirem as próximas ações, levando em consideração as implicações jurídicas da ausência da base de Conquista e Região no ACT.