Nesta segunda-feira (31), a Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe realiza uma plenária para discutir a possibilidade da realização de greve pela vacinação da categoria. O debate começa às 19h, pela plataforma Zoom.
Os bancários não estão inclusos entre os trabalhadores prioritários do Plano Nacional de Operacionalização (PNO), mesmo com o serviço considerado essencial e com o trabalho mantido durante toda a pandemia.
O Sindicato tem denunciado que a vacinação é fundamental, não somente para a proteção dos trabalhadores bancários e seus familiares, mas também de toda sociedade. Pois a categoria pode se tornar vetor do vírus e o ambiente fechado das agências favorece a disseminação.
Esforços do Sindicato
O movimento sindical realizou, na última terça-feira (25), uma reunião com o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, para debater a imunização dos bancários. O secretário argumentou que o Ministério Público recomendou que nenhuma categoria nova seja incluída no Plano Estadual de Imunização, apenas as que estão no PNO, definido pelo Ministério da Saúde. Contudo, Fábio solicitou que o movimento sindical apresentasse os dados técnicos para que a Sesab possa avaliar e levar à Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região iniciou, no dia 31 de março, uma campanha reivindicando às prefeituras da base a inclusão da categoria. Na oportunidade, foram veiculados outdoors e spots nas rádios para esclarecimento da população.
O SEEB/VCR vem se articulando com os vereadores da região e já conseguiu que as câmaras municipais de Vitória da Conquista, Itapetinga, Brumado, Poções, Anagé e Planalto.
Nacionalmente, o Comando dos Bancários já avalia a possibilidade de medidas judiciais. Dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) revelam que no primeiro trimestre de 2021 foram registrados 152 desligamentos por mortes na categoria, alta de 176,4% na comparação com 2020, quando foram feitos 55.