O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região denunciou, na manhã desta quinta-feira (3), descumprimento dos protocolos de segurança sanitária e prevenção à Covid-19 na Caixa Econômica Federal.
Como parte da manifestação, foram colados cartazes, faixas e a carta aberta do movimento sindical em todas as agências de Conquista. A diretoria do SEEB/VCR também realizou um ato, com a utilização de carro de som, em frente à unidade da Praça Barão do Rio Branco para esclarecer a população sobre descaso do banco com a vida dos empregados e clientes.
A mobilização faz parte do Dia Nacional de Luta na Caixa, que aconteceu simultaneamente em todo país. Entre as pautas de reivindicação da categoria estão:
- A melhoria dos protocolos de segurança sanitária e prevenção da Covid-19;
- A contratação de mais empregados para reduzir a sobrecarga e melhorar o atendimento à população;
- O controle de acesso às agências, com atendimento apenas aos serviços essenciais;
- A exigência da apresentação da comprovação de vacinação contra a Covid-19 para acesso às agências;
- O fornecimento de máscaras adequadas aos empregados;
- A garantia de abastecimento de álcool gel para ser utilizado pelos clientes e empregados.
- E a suspensão da cobrança de metas enquanto perdurar a pandemia;
Os bancários também ressaltaram a importância da Caixa como banco 100% público para os brasileiros, pois é a instituição que atua gerindo os programas sociais e financiando projetos que permitem a expansão de crédito e infraestrutura às camadas mais pobres da população.
“A direção do banco, seguindo o discurso do governo Bolsonaro, nega a gravidade da doença e coloca em risco os empregados, clientes e a população de uma forma geral. Vamos manter a luta pelo cumprimento do protocolo, com o afastamento dos funcionários e fechamento das agências para sanitização, pois não podemos aceitar que o negacionismo e a busca por lucro coloquem em risco a vida de milhares de pessoas”, afirma Paulo Barrocas, secretário Geral do Sindicato.