Home / Banco do Nordeste / Bancários do BNB discutem defesa do banco público

Bancários do BNB discutem defesa do banco público

Aconteceu nos dias 12 e 13 de julho, em Fortaleza (CE), o 25º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil. Matheus Amaral, bancário do BNB e membro do Conselho Fiscal do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, representou a categoria nas atividades e discussões.

Com o tema “Defender o BNB é defender o Nordeste”, o evento contou com cerca de 70 delegados de todos os estados nordestinos, que fomentaram os debates acerca do fortalecimento da unidade dos trabalhadores contra os ataques do governo e a defesa do BNB enquanto banco público e de desenvolvimento.

Entre as palestras, o tema “Conjuntura Nacional” foi abordado por Augusto Vasconcelos, presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia. Aconteceu também uma exposição do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) sobre a situação da categoria bancária em relação a emprego, salário e benefícios.

Um dos auges do congresso foi a palestra sobre os desafios e perspectivas para o BNB no quadro político atual, ministrada por Dr. Paulo Fernando de Moura, professor da UFPB, que apresentou os prejuízos e impactos da Reforma da Previdência e a MP 881/2019.

Para Matheus Amaral (BNB/Vitória da Conquista), é importante que os bancários tenham consciência do cenário contemporâneo e fortaleçam a organização da luta. “Com tantos ataques que sofre a classe trabalhadora, temos que estar unidos em defesa de nossos direitos. Elaboramos um documento com as reivindicações de todas as bases, que serão tratadas junto ao banco”, conclui.

Veja Mais!

Confira a minuta com a proposta do BNB

Após negociação, a direção do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) apresentou uma proposta global …