Aconteceu nos dias 12 e 13 de julho, em Fortaleza (CE), o 25º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil. Matheus Amaral, bancário do BNB e membro do Conselho Fiscal do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, representou a categoria nas atividades e discussões.
Com o tema “Defender o BNB é defender o Nordeste”, o evento contou com cerca de 70 delegados de todos os estados nordestinos, que fomentaram os debates acerca do fortalecimento da unidade dos trabalhadores contra os ataques do governo e a defesa do BNB enquanto banco público e de desenvolvimento.
Entre as palestras, o tema “Conjuntura Nacional” foi abordado por Augusto Vasconcelos, presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia. Aconteceu também uma exposição do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) sobre a situação da categoria bancária em relação a emprego, salário e benefícios.
Um dos auges do congresso foi a palestra sobre os desafios e perspectivas para o BNB no quadro político atual, ministrada por Dr. Paulo Fernando de Moura, professor da UFPB, que apresentou os prejuízos e impactos da Reforma da Previdência e a MP 881/2019.
Para Matheus Amaral (BNB/Vitória da Conquista), é importante que os bancários tenham consciência do cenário contemporâneo e fortaleçam a organização da luta. “Com tantos ataques que sofre a classe trabalhadora, temos que estar unidos em defesa de nossos direitos. Elaboramos um documento com as reivindicações de todas as bases, que serão tratadas junto ao banco”, conclui.