Acontece nesta quarta-feira (25), o Dia Nacional de Luta no BNB. Os bancários da base do SEEB/VCR retardarão em uma hora a abertura das agências e farão panfletagem, informando sobre os motivos da mobilização. O objetivo é cobrar do banco o pagamento da primeira parcela da Participação nos Lucros e Reultados (PLR), que deveria ter sido feito até o dia 15 de novembro.
O protesto também é contra o valor baixo da antecipação, que não está atendendo ao acordo geral da Fenaban, que estabelece a regra básica de 54% sobre o salário-base mais verbas fixas de natureza salarial, reajustados em setembro/2015, acrescido do valor fixo de R$ 1.213,07, limitada ao valor individual de R$ 6.507,55. O banco antecipou apenas a PLR social, que equivale a 3% do lucro líquido apurado no primeiro semestre deste ano.
O acordo, que foi assinado com a Fenaban na Campanha Salarial 2015, precisa ser cumprido. De acordo com o diretor de Assuntos Jurídicos do SEEB/VCR, Rodrigo Maia, serão tomadas medidas judiciais em defesa dos direitos da categoria. “O problema da PLR é simplesmente que o BNB assinou o acordo e não cumpriu. Já estamos atuando com o jurídico do Sindicato para tomar as providências necessárias. É preciso que a categoria se una e se mobilize, cobrando pelos direitos que foram garantidos pela luta dos bancários e previsto no acordo”, salienta.
Veja Mais!
Violência contra mulher é física e social
" Só alcançaremos mudanças sociais com a participação ativa das mulheres "