Home / Antiga / Bancários do Santander reivindicam avanço na negociação

Bancários do Santander reivindicam avanço na negociação

""

Na última segunda-feira (20), o funcionamento da agência do Santander, em Vitória da Conquista, foi retardado em uma hora. A paralisação, que fez parte de uma mobilização nacional, aconteceu contra a decisão do banco de se recusar a avançar nas negociações das cláusulas sociais, de condições de trabalho e de saúde, propostas pelos representantes dos trabalhadores durante a terceira rodada de negociações.

As metas abusivas, determinadas de forma unilateral pela gestão do banco, são praticamente impossíveis de serem alcançadas, gerando desgaste e adoecimento da categoria, que reivindica também por transparência nos critérios de remuneração variável envolvendo metas, distribuição justa da PLR, além da não cobrança dessa meta no mês das férias, pois há impacto na apuração trimestral.

Os bancários querem que as metas sejam readequadas em casos de redução do quadro de pessoal, uma vez que, menos funcionários estão disponíveis para a execução dos trabalhos. Além disso, há a avaliação de desempenho, que é uma forma indireta de assediar o funcionário pelo cumprimento de metas, se utilizando de pontuações positivas e negativas que interferem na remuneração do trabalhador.

Somente no primeiro trimestre deste ano, o Santander lucrou R$ 1,66 bi. Isso corresponde a um crescimento de 1,7% em doze meses e de 3,3% em relação aos últimos três meses de 2015. Mesmo diante de alta lucratividade, o banco ignora as demandas dos trabalhadores.

“Diante do descaso do Santander, os bancários vão pressionar e cobrar a assinatura do aditivo da Campanha Salarial do ano passado. A categoria cobra avanço nas negociações, pois não dá mais para aceitar tanto descaso. Isto é uma grande desvalorização do bancário, que cumpre seu papel de elevar os lucros”, conclui Paulo Barrocas, presidente do SEEB/VCR.

Veja Mais!

Violência contra mulher é física e social

" Só alcançaremos mudanças sociais com a participação ativa das mulheres "