Na última quarta-feira (21), a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentou ao Comando Nacional dos Bancários a proposta de 8,75% de reajuste salarial, sem o pagamento de abono. Mais uma vez, o índice apresentado segue abaixo da inflação, acumulada em 9,88% até o mês de setembro.
As negociações continuam hoje (22), às 14h, em São Paulo. No entanto, a Fenaban não se comprometeu em debater sobre um novo índice antes de se reunir com os bancos.
Os bancos fazem parte do setor que mais lucra no Brasil, mas vêm se negando a oferecer melhores condições de trabalho e um reajuste digno para a categoria bancária. Contudo, foi anunciado que os diretores de alto escalão receberiam o aumento de até 81%.
A greve completa hoje 17 dias. Ontem, em Vitória da Conquista e região foram 76 agências paradas, com 100% dos bancos públicos sem funcionamento. Na Bahia, os números registrados apontam 1.079 unidades sem serviço. Em todo o país foram 12.603 agências e 35 centros administrativos com atividades paralisadas.
Os bancários seguem mobilizados
Os bancários de Conquista e região realizam hoje (22) uma mobilização em frente à agência da Caixa Econômica Federal localizada na Praça Barão do Rio Branco, em Vitória da Conquista. A atividade utilizará o jogo de xadrez para integrar os bancários e chamar a população para conhecer melhor as reivindicações da categoria.
Como estratégia de mobilização nacional, o Comando orientou um grande tuitaço também para hoje. O objetivo é utilizar as mídias sociais como uma ferramenta para pressionar os bancos a apresentar um uma proposta que atenda a pauta dos bancários.