Após serem reveladas as denúncias de assédio praticadas pelo ex-presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região realiza, na próxima terça (5), um Dia de Luta Contra os Assédios Moral e Sexual.
A manifestação acontece em Conquista, a partir das 10h, em frente à agência da CEF na Praça Barão do Rio Branco. A diretoria solicita que os colegas se vistam na cor preta, como forma de protesto. O Dia de Luta integra uma mobilização nacional que busca exigir as devidas apurações e dar visibilidade aos casos.
O Ministério Público Federal está investigando Pedro Guimarães por assédio sexual a um grupo de funcionárias que trabalhavam diretamente com o gabinete da presidência da CEF e se sentiram abusadas em diferentes ocasiões, sempre durante compromissos do banco. As mulheres relataram toques íntimos não autorizados, abordagens inadequadas e convites heterodoxos, incompatíveis com o que deveria ser o normal na relação entre o presidente do maior banco público brasileiro e funcionárias sob seu comando.
Também existem denúncias de assédio moral. Conforme testemunhas e gravações divulgadas, com frequência, Pedro Guimarães elevava a voz e usava palavreado grosseiro e até chulo para reagir às decisões tomadas pelos subordinados que o desagradavam.
Guimarães foi indicado ao cargo na Caixa logo no início do governo Bolsonaro e, desde então, se apresentou como fiel defensor das ideias propagadas pelo presidente da República. Especializado em privatizações, Pedro segue a cartilha ultraliberal de Paulo Guedes e tem intensificado o desmonte da Caixa, com a venda de empresas subsidiárias lucrativas.