Desde o anúncio feito pela presidente Dilma Rousseff da abertura do capital da Caixa Econômica Federal, a sociedade brasileira tem sido alertada sobre os riscos dessa ação. Na última quinta-feira (27), entidades sindicais de todo o país convocaram bancários da CEF a participarem do Dia Nacional de Luta em Defesa da Caixa 100% Pública. Essa foi a segunda mobilização realizada pelo Sindicato este ano.
Na base territorial do SEEB/VCR praticamente em todas as agências da CEF bancários trabalharam vestindo camisetas pretas com as frases “Não à privatização da Caixa” e “A Caixa é 100% pública e tem que continuar”, distribuídas pelo Sindicato.
Em Vitória da Conquista, as implicações dessa ação do governo foram denunciadas por meio de panfletagem, esclarecendo a situação e pedindo apoio à sociedade nas agências da CEF. O movimento contou ainda com o apoio do movimento Levante Popular da Juventude.
“O governo como sempre chama os trabalhadores para pagar as contas. Dessa vez, tenta vender um patrimônio que é do povo para cobrir um rombo feito pela má administração. Somos contrários à abertura do capital da Caixa por todos os prejuízos sociais que virão com essa medida”, destaca o presidente Paulo Barrocas.