Os bancários vão se engajar nas mobilizações desta quarta-feira (18/8), contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020, que trata da reforma administrativa. A participação no Dia Nacional de Luta foi aprovada nos encontros nacionais da Caixa, Banco do Brasil, BNB, BASA e BNDES, realizados entre os dias 6 e 8 de agosto.
Na reunião da última quinta-feira (12), o Comando Nacional dos Bancários definiu que as federações e sindicatos da categoria vão realizações mobilizações em suas bases, com panfletagens na porta das agências, uso de carros de som, mobilização nas redes sociais e participação nos atos unitários convocados pelas centrais sindicatos e movimentos populares.
O dia será marcado por uma greve nacional dos servidores públicos das esferas federal, estadual e municipal. A PEC tramita atualmente na Câmara dos Deputados e altera normas que regem o trabalho dos servidores do Estado. Entre as mudanças propostas estão, a proibição de adicionais por tempo de serviço, licenças-prêmio e outras licenças, exceto quando se trata de capacitação do servidor e diminuição de jornada sem redução de salário.
A proposta prevê também o fim da estabilidade dos servidores públicos e também das empresas estatais, incluídos os bancos públicos. Desta forma, o gestor poderia simplesmente demitir os funcionários, sem se importar com o atendimento à população.
Em Vitória da Conquista, o Sindicato dos Bancários, junto ao Fórum Sindical e Popular, vai realizar uma manifestação na praça Nove de Novembro, às 9h.
Fonte: FEEB/BaSe, com informações do SEEB/VCR