Na tarde da última segunda-feira (13), federações e sindicatos assinaram a 23ª Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2014-2015 com a Fenaban, em São Paulo. Entre as cláusulas que compõem a CCT, os bancários conquistaram reajuste de 8,5% no salário (2,02% de aumento real) e reajuste de 9% no piso (2,49% de ganho real). Quanto à compensação dos dias parados durante a greve, será de uma hora por dia no período de 15 de outubro a 31 de outubro para quem trabalha seis horas e de uma hora por dia no período entre 15 de outubro e 07 de novembro para quem trabalha oito horas.
Banco do Brasil e Caixa Econômica assinaram acordos específicos com as entidades sindicais no mesmo dia e local. Durante a assinatura do acordo, o BB comunicou que o crédito da PLR do primeiro semestre estaria sendo realizado no mesmo dia e que as diferenças salariais serão pagas na folha deste mês de outubro. A CEF se comprometeu com a contratação de mais dois mil empregados até dezembro de 2015 e o pagamento de 100% de horas extras realizadas nas agências com até 20 empregados, inclusive os tesoureiros. A PLR será antecipada para a próxima segunda-feira (20).
Ainda na tarde da segunda-feira, com o HSBC, foi firmado um acordo coletivo de Participação nos Resultados (PR), garantindo o pagamento de R$ 3 mil aos funcionários, através de uma antecipação até o próximo dia 23 outubro e o restante em fevereiro de 2015. Os bancários do BNB estabeleceram um termo de compromisso com o banco para o acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que será assinado no dia 20, em Fortaleza.
A Convenção Coletiva de Trabalho 2014-2015 já está disponível, na íntegra, na área de Acordos e Convenções.