Nesta segunda-feira (16), os diretores do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região fiscalizaram o funcionamento das agências de Conquista durante o feriado municipal de Carnaval.
Em fevereiro, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista publicou o decreto nº 20.783 postergando o feriado de Carnaval para o dia 16 de agosto em decorrência do estado de calamidade pública causado pela pandemia da Covid-19.
Conforme verificado, apenas as unidades do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste respeitaram o decreto municipal e não realizaram atendimento ao público.
O Sindicato agora deve ingressar com medidas judiciais cobrando o pagamento de horas-extras por trabalho em dia não útil, conforme prevê a legislação.
“Infelizmente, não houve acordo com os bancos quanto ao respeito à autoridade das decisões do executivo e eles insistiram na abertura, mesmo o município tendo decretado o feriado. Agora, vamos lutar para garantir que o direito da categoria seja respeitado e os bancos façam a remuneração como trabalho em dia não útil, como está previsto em nossa convenção”, afirma Leonardo Viana, presidente do SEEB/VCR.