As negociações gerais com a Fenaban terminam esta semana, e os bancos específicos seguem o mesmo caminho. Para o Comando Nacional dos Bancários, os bancos prometeram uma proposta global para a próxima sexta-feira (19). Nas reuniões específicas com os bancos, o cenário é ainda menos animador.
“Até o momento, os bancos demonstram total desrespeito com os bancários e os clientes. Há mais de um mês de negociações, e nada foi apresentado à categoria. Precisamos de soluções para as demandas apontadas por cada banco”, afirma o presidente do Sindicato, Paulo Barrocas.
Confira o andamento das negociações com alguns bancos:
CEF
Depois de quatro rodadas de negociações, a única resposta da Caixa Econômica dada aos bancários é de que é “inviável” atender as reivindicações dos empregados para as questões relacionadas à carreira, jornada de trabalho, Sistema de Ponto Eletrônico (Sipon) e organização do movimento.
BB
Até agora, já aconteceram três rodadas de negociações entre funcionários e Banco do Brasil, e o último encontro está previsto para o dia 26 de setembro. O banco, que não informou o porquê de tanta demora para um novo encontro, não apresentou qualquer resposta às demandas já apresentadas.
BNB
Falta também mais uma rodada até o encerramento das negociações específicas entre bancários e BNB, mas, até agora, só muita conversa por parte do banco. Nada de novidades até a próxima sexta-feira (19).
Santander
Na última rodada entre o Santander e os bancários, o banco afirmou que os itens no acordo vigente estão garantidos e que vai esperar a decisão da Fenaban sobre as questões da pauta dos funcionários da empresa que coincidem com a minuta reivindicada por toda a categoria. A próxima reunião está prevista para o dia 22, mas ainda não foi confirmada pela instituição.