Home / Banco do Brasil / BB: SEST aprova Nova Tabela PIP

BB: SEST aprova Nova Tabela PIP

Após três anos de espera, a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) finalmente aprovou a nova Tabela de Pontuação Individual do Participante (PIP), que foi conquistada pelos funcionários do Banco do Brasil na campanha nacional dos bancários de 2022, após muita cobrança do movimento sindical. Agora, o processo retorna à Previ e, em seguida, para análise final da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

A revisão da tabela tem como objetivo ampliar a base de associados que conseguem atingir percentuais maiores na contribuição adicional 2B. Essa contribuição varia de 1% a 10% do salário de participação dos associados do Previ Futuro, sendo que o Banco do Brasil contribui com o mesmo percentual definido pelo participante.

A revisão era uma demanda antiga dos funcionários, pois desde a criação do plano Previ Futuro, em 1998, a metodologia da PIP nunca havia sido alterada — mesmo com as diversas reformulações nos planos de cargos e salários do BB. Isso resultava em um cenário no qual apenas executivos com altos salários conseguiam atingir o patamar máximo da contribuição 2B.

A expectativa é que a nova metodologia corrija essa distorção, permitindo que um número muito maior de associados tenha acesso à elevação do percentual de contribuição, aumentando o saldo de conta e, consequentemente, o valor dos benefícios na aposentadoria.

Entenda a importância da nova Tabela PIP

 A Tabela PIP define o percentual de contribuição adicional 2B no plano Previ Futuro, que varia de 1% a 10% do salário de participação.

 O Banco do Brasil contribui com o mesmo percentual definido pelo participante.

 A 2B cresce à medida que o funcionário evolui na carreira, mas a metodologia antiga impedia esse avanço para a maioria dos trabalhadores.

– A nova tabela corrige essa distorção, permitindo que mais associados aumentem sua contribuição e tenham uma aposentadoria mais robusta.

Fonte: FEEB/BA-SE.

Veja Mais!

Contraf-CUT segue na luta contra cobranças da Cassi e reforça orientação para não adesão

Entidade quer a suspensão das cobranças feitas pela entidade relativas a valores devidos entre julho …