Quando foi assinada, em outubro do ano passado, a Convenção Coletiva de Trabalho sobre a participação dos empregados nos lucros ou resultados dos bancos em 2014, os bancos se comprometeram em repassar aos bancários a PLR (Participação nos Lucros e Resultados) até o dia 02 de março de 2015. Depois do anúncio dos lucros, bastante elevados inclusive, as instituições financeiras começaram a efetuar os pagamentos devidos aos funcionários. Exceto o Banco do Nordeste do Brasil.
Há quase um mês passado do prazo final para o pagamento, o BNB informou que o pagamento ocorrerá no dia 17. O lucro líquido do Banco do Nordeste, em 2014, foi de R$ 747,4 milhões, o melhor resultado financeiro da instituição desde a sua criação, em 1952. O valor significou um aumento de 107,40% em relação a 2013, quando o banco lucrou R$ 360,3 milhões.
Para o diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Rodrigo Maia, a postura de descumprimento do acordo por parte do banco não é novidade, no entanto, não pode ser ignorada. “O BNB descumpre com o acordo coletivo frequentemente quando se trata do pagamento da PLR. Ano passado, além do atraso, prometeu a maior PLR da história, e não hesitamos em tomar as medidas judiciais cabíveis após sua frustração. Há indicação de pagamento para sexta-feira da próxima semana, dia 17. Caso não ocorra, o SEEB/VCR irá se reunir com as demais entidades para discutir os próximos passos”, afirma Rodrigo.