Uma situação revoltante! Três funcionários do Banco Bradesco da base territorial do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região foram demitidos em um intervalo de apenas uma semana, sem qualquer justificativa aparente.
Em 2023, o banco lucrou 16,3 bilhões de reais, e mesmo assim, vem precarizando o ambiente de trabalho para seus funcionários e as acomodações das agências para seus clientes, fazendo com que a pouca quantidade de trabalhadores não consiga suprir a demanda do atendimento. Além disso, com a precarização do atendimento, os clientes têm esperado horas para atendimento presencial na agência e nos caixas eletrônicos.
Ao nível nacional, o banco encerrou 2.159 postos de trabalho entre janeiro e dezembro de 2023, além de terem fechado 169 agências, 173 postos de atendimento e 77 unidades de negócios em todo o país. Já na região de Vitória da Conquista, o Bradesco vem liderando em demissões durante todo o ano de 2023, além de apresentar o maior índice de bancários afetados por transtornos mentais e lesões por esforço repetitivo (LER/DORT). Dados do SEEB/VCR mostram que 70% das demissões de bancários em 2023 foram exclusivamente atribuídas ao banco, com mais de 50% dos funcionários da região sofrendo por problemas de saúde relacionados ao trabalho.
Esses números não apenas refletem apenas uma realidade preocupante para os funcionários, mas também demonstram as práticas trabalhistas questionáveis do banco. O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região está prestando auxílio jurídico para esses trabalhadores por meio de seus escritórios conveniados e orienta a todos os bancários e bancárias que comuniquem imediatamente ao Sindicato qualquer aviso ou ameaça de demissão. Assim, poderemos prestar o atendimento necessário para garantir o direito dos trabalhadores.