Na tentativa de minimizar a vulnerabilidade de pessoas em situação de rua em Conquista durante o inverno, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região lançou uma campanha para arrecadação de agasalho junto à categoria. As doações que, incialmente, deveriam ser feitas entre 12 e 21 deste mês, na sede do Sindicato e nas agências bancárias da cidade, foram estendidas até sexta-feira, 28, por solicitação de bancárias e bancários da base.
Uma pesquisa publicada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), com base em dados de 2015, projetou que o Brasil tem pouco mais de 100 mil pessoas que, por falta de habitação convencional regular, utilizam a rua como espaço de moradia. Além de motivos como disfunção doméstica, violência e dependência de substâncias psicoativas, o desemprego e a crise econômica no país têm sido apontados como causa do crescimento da população em situação de rua. O desemprego no país foi de 13,7%, em média, no primeiro trimestre de 2017, taxa mais alta para trimestres desde que o IBGE começou a publicar a Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), em 2012. As áreas com maiores índices de demissões foram Agricultura (-7,7%), Construção (-8,7%) e Administração pública, defesa, seguridade, educação, saúde e serviços sociais (-2,4%).
Atentar-se ao crescimento do número de pessoas em situação de rua também faz parte da construção social das entidades representativas. “Além de organizar os trabalhadores, o Sindicato também cumpre um importante papel social e, num momento de acirramento na luta de classe, é preciso pensar ações com a perspectiva de construção de uma sociedade justa para trabalhadoras e trabalhadores”, afirma Alberto Rocha, diretor do SEEB/VCR.
Veja Mais!
SEEB/VCR reúne a categoria para debater violência contra a mulher
Fechando a semana que celebrou o Dia Internacional da Mulher, o Sindicato dos Bancários de …