O ano de 2024 chega trazendo um importante compromisso para as bancárias e os bancários: a Campanha Nacional.
Contudo, muito antes do Comando Nacional dos Bancários iniciar as negociações com a Federação Nacional dos Bancos (FENABAN), os trabalhadores organizados vão debater e deliberar sobre as principais demandas da categoria.
Conforme o calendário definido pelo Comando, as atividades se iniciam no dia 22 de abril, com o lançamento da Consulta Nacional dos Bancários. O formulário servirá como base para as discussões em todo país e para a definição das pautas.
Os representantes da base sindical que compõe a Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe realizam, no dia 4 de maio, a 26ª Conferência Interestadual e os encontros regionais específicos por banco.
Nos dias 4, 5 e 6 de junho acontece a 34ª edição do Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (CNFBB) e o 39º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (CONECEF).
Ainda no dia 6 de junho, ocorrem os Encontros Nacionais de Bancos Privados.
Por fim, nos dias 7, 8 e 9 de junho, a 26ª Conferência Nacional dos Bancários aprovará o documento que será reivindicado aos representantes dos bancos.
A vice-presidente do Sindicato, Sarah Sodré, ressalta a importância do processo democrático de elaboração das pautas da categoria. “É importante estar presente nas agências e ouvir as demandas e necessidades da categoria, ouvir as especificidades de cada região e a realidade de cada ambiente de trabalho para que possamos contemplar as reivindicações de todos e construir uma pauta forte. Para além da manutenção dos direitos previstos no Acordo Coletivo, o objetivo é ampliar e conquistar melhores condições de trabalho”, considera.
Mobilização e lazer
Visando manter a unidade da categoria, o Sindicato promove diversos eventos de formação e integração durante o ano.
Em março, mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, o SEEB/VCR reúne bancárias, bancários e convidados para debater temas contemporâneos sobre a luta feminina por igualdade e equidade nos diversos âmbitos sociais.
Ainda no primeiro semestre, está prevista realização do XII Congresso Regional dos Bancários de Vitória da Conquista e Região. Este evento é o fórum máximo de deliberação do Sindicato, onde os filiados discutem e deliberam as propostas de alteração do estatuto e das políticas que regem a entidade.
Abrindo o calendário dos festejos juninos, o Forró dos Bancários, que acontece em Conquista e outras cidades da base, promove um ambiente de lazer e exaltação da cultura nordestina.
Buscando comemorar o Dia das Bancárias e dos Bancários (28 de agosto) e relembrar a história de luta da classe, a Feijoada dos Bancários reunirá os filiados, familiares e convidados.
Outros eventos de lazer, como o Torneio Integração Bancária de Futebol Soçaite e as Confraternizações Regionais em Brumado, Itapetinga e Poções, também fazem parte do calendário de eventos do Sindicato.
Além disso, a entidade constrói e participa ativamente dos atos pelo Dia dos Trabalhadores, do Grito dos Excluídos, do Dia da Consciência Negra, entre outras datas de mobilização da classe trabalhadora.