A Campanha Nacional dos Bancários chegou na sua fase decisiva. Entre a última quarta (4) e quinta-feira (5), a base do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região participaram da Assembleia Geral Ordinária, que deliberou sobre as propostas apresentadas pela Fenaban ao Comando Nacional.
As propostas gerais para a Convenção Coletiva de Trabalho foram aprovadas pelos bancários das instituições privadas, com 63,7% de votos SIM, 31,86% de votos NÃO e 4,44% de abstenções.
Os empregados do Banco do Nordeste do Brasil expressaram seu direito de votos sobre o Acordo Coletivo de Trabalho específico da seguinte forma: 68,29% de votos SIM, 31,71% de votos NÃO e 0% de abstenções.
Já os funcionários da Caixa Econômica Federal rejeitaram a proposta específica para o ACT com 84,77% de votos NÃO, 13,20% de votos SIM e 2,03% de abstenções.
Os trabalhadores do Banco do Brasil deliberaram reprovando as duas pautas. Sobre o ACT específico foram 70,45% de votos NÃO, 28,18% de votos SIM e 1,37% de abstenções. Quanto à Cláusula 17ª: tema STF 1022, o resultado foi 64,55% de votos NÃO, 30,90% de votos SIM e 4,55% de abstenções.
“A grande participação da categoria demonstra o quanto estamos atentos à importância do tema. Os resultados apurados em nossa base refletem o cenário nacional da categoria, onde a maioria das assembleias também rejeitaram as propostas do BB e da CEF. Percebemos que a inclusão de propostas que retiram direitos e que geram insegurança dos trabalhadores, sem a devida discussão com a categoria nos congressos e nas bases, associado com a divulgação dos documentos pouco antes do início das assembleias, prejudicando a análise mais detalhada dos textos, contribuíram para a rejeição das propostas e passam uma mensagem importante para as comissões de negociação e para os bancos acerca da tempestividade e transparência na apresentação dos documentos”, afirma Leonardo Viana, presidente do SEEB/VCR.
Em breve divulgaremos mais informações sobre os próximos passos da campanha.