No último final de semana, bancárias e bancários da base do SEEB/VCR participaram da 22ª Conferência Interestadual da Bahia e Sergipe.
Após os debates foi aprovada a pauta de reivindicações com 97% dos votos favoráveis. As 398 delegadas e delegados presentes decidiram manter as demandas contidas na negociação de 2018, com atualizações. Também foi eleita a delegação que vai participar da 22ª Conferência Nacional, que acontecerá nos dias 17 e 18 de julho, também de forma virtual.
O encontro a categoria conheceu o resultado da Consulta realizada com a categoria nos sites dos Sindicatos sobre a Campanha Nacional. Na Bahia e Sergipe, 1.522 bancários responderam aos questionários. A maioria que respondeu à consulta defende o aumento real de salário, PLR, aumento dos pisos, defesa do emprego, saúde e melhores condições de trabalho. Os trabalhadores também se mostraram dispostos a participar de reuniões e assembleias para garantir a conquista de direitos durante a campanha.
Neste sábado (4), que marcou a organização da luta bancária na Bahia e Sergipe, as delegadas e delegados ainda participaram dos encontros específicos dos bancos que tiveram como pauta central a defesa dos bancos públicos e a garantia do emprego.
No Banco do Brasil foi destacada a importância do Acordo Emergencial aprovado pela categoria e da eleição da Previ, com o apoio à Chapa 1 – Previ Para o Associado para Diretoria de Seguridade e para parte do Conselho Deliberativo, do Conselho Fiscal e dos conselhos consultivos do Plano 1 e do Previ Futuro da Previ. Na oportunidade, também foram eleitos os 11 delegados que vão participar do 31º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, nos dias 10 e 12 de julho.
As(os) trabalhadoras(es) do Banco do Nordeste destacaram também a necessidade de preservação do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste e a garantia dos benefícios dos funcionários em home office. Para o 26º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste, nos dias 10 e 11 de julho, foram eleitas(os) 20 delegadas(os) na Bahia e quatro em Sergipe.
A Defesa do Saúde Caixa para todos e a transparência na Funcef foram alguns dos pontos debatidos pelas(os) trabalhadoras(es) da CEF. A delegação da Bahia para participar do 36º Conecef, no próximo final de semana, será de chapa única com 12 trabalhadores da ativa e uma aposentada
“Apesar da participação virtual em congressos ser uma novidade, a experiência foi positiva. Foi possível proporcionar debates e exposições de qualidade, além de conseguir dividiu os grupos em mesas específicas por bancos para poder definir os rumos da luta da categoria na Campanha Salarial que se aproxima. Esperamos mobilizar a categoria na luta em defesa dos nossos direitos e por uma convenção coletiva que consiga atender as necessidades de bancários e bancárias”, avalia Leonardo Viana, presidente do SEEB/VCR.