Campanha da categoria tem sensibilizado o poder público
Em todo o país, bancárias e bancários têm promovido mobilizações e campanhas pela imunização da categoria contra a Covid-19. Ontem (15), dirigentes da Federação de Bancários da Bahia e Sergipe e Sindicatos da Bahia e de Sergipe estiveram em reunião com o Ministério da Economia. No mesmo dia também participou da audiência junto ao Ministério Público do Trabalho – MPT e com o representante da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Em ambos os espaços as argumentações sobre a importância da vacinação foram bem recebidas pelos representantes.
Junto ao ministério, além da inclusão da categoria no calendário de vacinação, os dirigentes discutiram a questão da prova de vida do INSS que vai promover mais aglomerações nas agências. Segundo o secretário Especial Adjunto de Previdência e Trabalho, Adler Anaximandro, cerca de 60% dos aposentados e pensionistas já realizaram e também foi realizado um calendário escalonado para evitar o aumento do número de pessoas nas agências.
Na reunião com o MPT, apesar de compreenderem a gravidade das bancárias e os bancários não fazerem parte do plano de imunização, afirmam que isso não é consenso entre os demais ministérios públicos. Na Bahia, o MP já emitiu uma recomendação pela não inclusão de nenhuma categoria fora do plano nacional de operacionalização.
Como resultado deste dia de articulação em Brasília, a categoria obteve o compromisso da Câmara em pautar um projeto de lei pela vacinação neste setor. Arthur Lira, prometeu apresentar a proposta para votação no plenário.
Junho de lutas
Ainda na semana passada, o Comando Nacional dos Bancários conquistou um espaço de diálogo onde foi possível entregar ao o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, um ofício com a solicitação de inclusão da categoria bancária no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19. No documento também constavam informações e dados complementares que embasam a argumentação.
No dia 8, foi realizada uma mobilização das trabalhadoras e trabalhadores deste setor na Bahia e Sergipe para dar visibilidade a esta campanha pela inclusão da categoria no PNI. Em Vitória da Conquista, a categoria esteve mobilizada em seus ambientes de trabalho reforçando a campanha que foi iniciada na base do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região desde março.
Ações locais
A diretoria, com a ajuda de bancárias e bancários da cidade da base, conseguiu cobrar vereadores, secretarias de saúde e prefeituras na região e com isso conquistaram a aprovação de requerimentos pela inclusão nas câmaras de Vitória da Conquista, Itapetinga, Poções, Brumado, Anagé e Planalto.
Em Barra do Choça, a prefeitura também se comprometeu em buscar os recursos necessários para poder realizar a inclusão. No mesmo caminho, os secretários de Saúde de Poções e Iguaí estão aguardando a movimentação do governo do Estado para que possa avançar na imunização deste setor.