Na próxima quinta-feira (28) o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região realiza a Assembleia Geral Ordinária de Prestação de Contas do exercício de 2018. O encontro acontece a partir das 17h, em primeira chamada, ou às 18h, em segunda chamada, na sede da entidade (Rua Dois de Julho, 122, Centro).
A assembleia de prestação de contas está prevista no Estatuto e representa um compromisso com os associados, pois permite que todos fiscalizem a gestão dos recursos e do patrimônio do Sindicato. Os resultados financeiros são apresentados de forma transparente, discriminando por área as receitas, despesas e investimentos realizados pela diretoria.
Neste ano de 2019, as contas do SEEB/VCR serão apresentadas em uma conjuntura de ataques do governo ao movimento sindical. Além de não contar mais como o imposto sindical, que deixou de ser obrigatório após a reforma trabalhista, agora o governo Bolsonaro editou a medida provisória nº 873, que dificulta o pagamento da contribuição mensal. A MP é, claramente, uma forma de diminuir a efetividade da saúde financeira das entidades e de arrefecer a organização dos trabalhadores, já que os sindicatos têm se colocado contra a reforma da Previdência e denunciado medidas que aumentam a exploração da população.
“Consideramos essencial a participação de todos os colegas para ficarem bem informados sobre as condições financeiras do Sindicato. Esperamos que tragam as suas opiniões e que participem ativamente do planejamento e da fiscalização, já que o objetivo final é sempre o de unir a categoria para continuarmos fortes e superando as dificuldades”, afirma Jornan Almeida, diretor Financeiro do SEEB/VCR.