Home / Antiga / Ciclo de Debates: Terceirização e Reforma Trabalhista

Ciclo de Debates: Terceirização e Reforma Trabalhista

""

Nesta quinta-feira (20), acontecerá mais uma palestra do projeto Ciclo de Debates do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região. Esse espaço visa proporcionar para a base maior conhecimento sobre os temas que giram em torno da classe trabalhadora neste momento.
A palestra com Ana Georgina Dias, economista do DIEESE-BA, discutirá a terceirização e a reforma trabalhista. O governo Temer tem intensificado e organizado uma série de ataques contra a classe trabalhadora. Para além de propor retirada de direitos historicamente conquistados pelos trabalhadores e o aumento da carga horária de trabalho, o principal perigo da reforma trabalhista é a sobreposição do negociado sob os legislados. A reforma também possibilita ao patrão escolher o sindicato com o qual irá negociar. Já a terceirização, em seu processo de retirada de vínculos trabalhistas, dificulta ainda mais a organização dos trabalhadores.
A diretora de Cultura e Formação Sindical do SEEB/VCR, Larissa Couto, reforça a importância do sindicato no diálogo com a categoria. “Este governo tem como prioridade a reforma trabalhista, reforma da previdência e reforma tributária. Enquanto entidade de organização dos trabalhadores, o sindicato tem um papel fundamental em debater com a categoria as mudanças que estão sendo propostas”, ressalta.

A PEC 241 e o fim do serviço público
Neste cenário de ataques, o governo coloca em pauta a PEC 241, que tem como proposta o congelamento dos gastos públicos por 20 anos. Esse projeto que vem com a justificativa de reequilíbrio da economia, tem como real objetivo apenas o aumento do repasse para os banqueiros por meio da dívida pública, deixando os serviços públicos com os dias contados. Não poderão ser realizadas mais contratações e investimentos para ampliação do serviço mesmo com o aumento do PIB.

Veja Mais!

Violência contra mulher é física e social

" Só alcançaremos mudanças sociais com a participação ativa das mulheres "