Home / Bancos / Comando cobra da Fenaban teste e higienização adequada das agências

Comando cobra da Fenaban teste e higienização adequada das agências

Testagem dos casos suspeitos de covid-19, retorno dos bancários em teletrabalho e mudanças nos protocolos de sanitização e desinfecção das agências foram os temas da videoconferência desta terça-feira (12/5), entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

Sobre os testes, a Fenaban afirmou que os cinco maiores bancos estão oferecendo o serviço de telemedicina, que deve ser acessado pelos bancários para tirar dúvidas em caso de suspeita de covid. A informação é que o serviço está alinhado com os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e conforme avaliação médica, encaminha o trabalhador para a realização do teste. O Comando solicitou que a telemedicina fosse estendida aos dependentes dos bancários, mas os bancos negaram.

O Comando reivindicou ainda que todos os trabalhadores das agências com suspeita de casos de covid-19 sejam colocados em quarentena, sejam bancários, vigilantes ou terceirizados. “Agora os bancos estão mudando a linha e, às vezes, colocando em quarentena apenas os bancários. Isso não é justo. Mantemos a solicitação de quarentena para todos os trabalhadores que tiveram contato com os casos suspeitos”, ressaltou o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto.

Os representantes dos bancários criticaram também a postura equivocada de alguns bancos que estão utilizando os funcionários que fazem a limpeza no dia a dia para fazer o serviço de sanitização das agências. “Os bancários precisam denunciar isso para que os sindicatos façam uma intervenção. Enquanto alguns bancos estão adotando todos os mecanismos de segurança, com profissionais equipados, outros bancos estão negligenciando em relação isso e colocando a saúde de todos em perigo”, reforça Neto.

Os bancos informaram ainda na reunião, que estão inovando em relação ao processo de sanitização e desinfecção das agências. Se no passado eram necessários vários dias, hoje tem empresa que fazem o processo de higienização em tempo muito mais rápido. O movimento sindical vai acompanhar este processo e cobrar que a eficácia do método seja comprovada, inclusive com cerificação.

Sobre o tele trabalho, o Comando condenou a postura dos bancos que estão encaminhando o retorno do teletrablho sem discussão com os sindicatos.

Iniciativas importantes

Na reunião, a Fenaban elogiou a iniciativa da Feebbase e do Sindicato da Bahia que buscaram apoio do Ministério Público do Trabalho e do governo estadual para resolver o problema das filas e aglomerações nas agências da Caixa. A ação rendeu frutos com a adoção de medidas por prefeituras de diversas cidades para garantir o distanciamento na fila e a saúde da população que busca o auxílio emergencial.

Primeira categoria a se organizar para tratar dos temas envolvendo a pandemia do covidd-19, os bancários estabeleceram um canal de negociação permanente com os bancos, que começou a exatos dois meses, em 12 de março, e tem garantido conquistas importantes para a categoria. Entre elas, a manutenção dos empregos, o afastamentos dos trabalhadores do grupo de risco, a redução do horário de atendimento, a volta do home office só após negociação com o movimento sindical, a distribuição de equipamentos de proteção individual e a instalação de protetores de acrílicos nas agências.

 

Fonte: FEEB/BaSe

Veja Mais!

Demanda do movimento sindical, BNDES realizará concurso com inscrição a partir de 26 de julho

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) recebe a partir desta sexta-feira (26), …