Em reunião por videoconferência, nesta quarta-feira (10/6), o Comando Nacional dos Bancários definiu o novo calendário da campanha salarial 2020. Devido à pandemia causada pelo coronavírus, a campanha este ano será diferente, com a realização de assembleias, encontros e conferências de forma virtual. Isso vai permitir a participação de mais trabalhadores nas várias etapas do processo.
A 22ª Conferência Nacional acontece nos dias 17 e 18 de julho, com a participação de bancários de todo o país. Entre os temas em discussão na campanha estarão ultratividade dos acordos e da Convenção Coletiva de Trabalho; defesa do emprego; aumento real de salário e da PLR; teletrabalho; saúde e condições de trabalho; defesa dos bancos públicos, da democracia e da soberania nacional.
“Nós aguardamos uma posição da Fenaban sobre a ultratividade, mas a resposta ainda não veio. Como o Comando já tinha discutido o calendário, nós decidimos marcar as datas dos encontros e conferências. Isso é muito importante, pois, apesar da pandemia, a categoria precisa estar organizada e mobilizada para defender os seus direitos”, ressaltou o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto, que integra o Comando Nacional.
Confira o calendário completo de atividades:
25 de junho – Reunião do Comando Nacional dos Bancários
22, 25 e 26 de junho – Negociação da CCT de Relações Sindicais
26 e 27 de junho – Conferências Estaduais/Regionais – 1º grupo
1º e 2 de julho – Negociação da CCT de Relações Sindicais
3 e 4 de julho – Conferências Estaduais/Regionais – 2º grupo – Prazo final
10 de julho – Abertura conjunta dos congressos do BB e da Caixa
10 e 11 de julho – 36º CONECEF
11 e 12 de julho -31º CNFBB
17 e 18 de julho – 22ª Conferência Nacional dos Bancários
20 e 21/ de julho – Realização de assembleias eletrônicas para aprovação da minuta a ser entregue à Fenaban
23 de julho – Entrega da minuta de reivindicações à Fenaban
27 de julho a 20 de agosto – Negociações com a Fenaban
Fonte: FEEB/Bas-Se