Em reunião na tarde desta quarta-feira (23/2), o Conselho dos Presidentes definiu que a 24ª Conferência dos Bancários da Bahia e Sergipe será realizada no dia 14 de maio, em formato híbrido, com participações presenciais e por videoconferência. Os encontros por banco acontecerão no mesmo dia, na parte da tarde.
O evento será aberto para a participação de todos os trabalhadores da base dos 13 sindicatos filiados à Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe – Bahia, Camaçari, Feira, Extremo Sul da Bahia, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Oeste da Bahia, Sergipe e Vitória da Conquista.
Foi criada uma Comissão de Organização da Conferência, que definirá o tamanho da participação presencial, as formas de inscrição, bem como a programação do evento.
Cenário difícil
Na reunião dessa quarta, o Conselho dos Presidentes debateu as eleições coorporativas, o calendário e os desafios da campanha nacional de 2022, que acontece em um cenário de inflação elevada, com reflexos da reforma trabalhista, que impõe o fim da validade da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria no dia 31 e agosto. O que pode ser um grande problema.
Ao mesmo tempo, o cenário será de lucratividade elevada dos bancos, que arrecadaram milhões com as receitas de tarifas e serviços. Alguns chegam a pagar duas folhas de pessoal com estes ganhos. Os bancos também economizaram R$1, 2 bilhões em despesas administrativas, com fechamento de agências e teletrabalho, transferindo para os bancários parte dos custos com o trabalho.
“Discutimos também o fechamento de postos de trabalho e a necessidade de regulamentação do setor financeiro. Existem muitas empresas que trabalham com pejotização, descaracterizando o trabalho bancário e prejudicando os trabalhadores”, informou o presidente da Feebbase, Hermelino Neto.
Calendário
A antecipação da campanha nacional 2022 foi definida pelo Comando Nacional dos Bancários na última sexta-feira, 18 de fevereiro. A Conferência Nacional será realizada entre os dias 3 e 5 de junho, em formato híbrido.
Confira o calendário atualizado da campanha nacional 2022:
Até 25 de abril: assembleias para eleição dos delegados.
Até 21 de maio: consulta nacional.
14 de maio – 24ª Conferência dos Bancários da Bahia e Sergipe e encontros estaduais por banco.
Até 29 de maio: realização das conferências estaduais ou regionais.
Até 1º de junho: encontro dos bancos privados.
Dias 2 e 3 de junho: congressos dos bancos públicos (Caixa, BB, BNB, BASA e BNDES).
Dias 3 a 5 de junho: 24ª Conferência Nacional dos Bancários.
Dias 6 e 7 de junho: assembleias para aprovação da minuta de reivindicações.
Fonte: FEEB/BA-SE.