Bancários dos quatro cantos da Bahia começam a se deslocar para Aracaju, em Sergipe, onde será realizada a 19ª Conferência Interestadual dos Bancários. O evento acontece neste sábado de domingo, 15 e 16 de julho, no Mercure Del Mar Hotel, na Orla de Atalaia, e vai reunir cerca de 300 trabalhadores das 13 bases sindicais da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe.
Campanha Nacional dos Bancários 2017, conjuntura, reformas neoliberais do governo Temer e seus impactos no setor financeiro serão alguns dos temas em discussão na Conferência.
O ato de abertura será no sábado, às 9h, e contará com a participação do senador paranaense Roberto Requião (PMDB), que fará uma exposição sobre a defesa de um projeto nacional de desenvolvimento para o Brasil. O senador é uma das vozes mais criticas ao golpe contra a presidente Dilma Rousseff e ao governo de Michel Temer e promete trazer bons elementos para o debate sobre o tema.
No sábado, a Conferência terá ainda a intervenção do jornalista Altamiro Borges sobre o papel danoso da grande mídia no Brasil e a importância da resistência da imprensa sindical; uma mesa redonda para debater os impactos das reformas trabalhista e previdenciária na vida dos trabalhadores, além de uma exposição da técnica do Dieese, Vivian Machado, sobre a 4ª Revolução Industrial e os reflexos para os bancários.
O domingo será dedicado ao debate sobre a Campanha Nacional dos Bancários 2017, com a discussão da minuta de reivindicações e a escolha da delegação da Bahia e Sergipe para a Conferência Nacional, que acontece em São Paulo, entre os dias 28 e 30 de julho.
Confira a programação completa:
15 de julho (sábado)
7h às 15h –Credenciamento
9h- Abertura Solene
10h – Palestra de abertura sobre ‘A defesa de um projeto nacional de desenvolvimento’, com o senador Roberto Requião
12h – Almoço
14h -“O papelão da mídia e a imprensa dos trabalhadores’, com o jornalista Altamiro Borges, do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé .
15h30 -Mesa Redonda:
_ ‘Reforma trabalhista: modernização ou retorno a Idade Medieval’, com ex-presidente da OAB, César Britto
_ ‘Impacto da reforma da previdenciária na vida dos trabalhadores(as), com o mestre em Direito Público, Antônio Soares Silva Junior
16h– Coffee break
16h30– ’A 4ª Revolução Industrial e os reflexos no mundo do trabalho’, com a técnica do Dieese Vivian Machado
18h30 – Encerramento
20h- Confraternização
16 de julho (domingo)
08h – Plenária Final
Organização da luta da FEEBASE e dos sindicatos filiados
Minuta da FEEB para a estratégia da Campanha Nacional dos Bancários
Definição dos delegados para a Conferência Nacional dos Bancários
12h – Encerramento
12h30 – Almoço
Fonte: FEEB/BA-SE