Como parte das ações de preparação da Campanha Nacional 2018, bancários e bancárias da base do SEEB/VCR se reuniram, na noite da última quinta-feira (24), em uma palestra com o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, para discutir sobre os desafios para a categoria nas negociações com governo e bancos e a conjuntura político-econômica do país. Trabalhadoras e trabalhadores de bancos de todo o Brasil enfrentam este ano o risco de perderem todos os direitos conquistados por meio de Convenção Coletiva de Trabalho, válida até o final de agosto – já que, com a nova reforma trabalhista, não vigora mais a ultratividade desses acordos, ainda que não tenham sido concluídas as novas negociações.
Conscientizando a categoria sobre a necessidade de um movimento ainda mais unificado este ano, o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia fez um alerta sobre o enfretamento dos trabalhadores às investidas de desmonte. “Os bancários, assim como todas as classes de trabalhadores, sofrem os reflexos das reformas e dos ataques a direitos. É evidente que lutamos contra o setor mais poderoso da economia nacional. Os bancos lucraram R$ 65 bilhões no ano passado e não há qualquer justificativa para que não atendam nossas reivindicações. Considero que esta Campanha Nacional será uma das mais difíceis da história, por outro lado, temos uma categoria organizada em todo o país, uma ampla unidade dos sindicatos e, ao mesmo tempo, capacidade de organização para resistir ao desmonte dos empregos e às perdas de conquistas – vivenciados em todas as agências do Brasil”, destacou Augusto.
Além de ressaltar as dificuldades advindas dos ataques aos direitos sociais e trabalhistas, também foi abordada a importância de conscientização acerca dos problemas sociais e econômicos que o país atravessa. “Estamos em um momento de transição muito prejudicial aos trabalhadores e, a forma como os temas foram abordados na palestra, nos coloca a par das dificuldades que teremos e reforça a necessidade de unirmos forças ao buscar formas de lidarmos com o que enfrentaremos”, destaca a bancária Maria José Silva.
A atividade realizada pelo Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região faz parte das ações de construção e integração entre a categoria na preparação para a Campanha Nacional 2018, com data base para negociações no mês de setembro.
Veja Mais!
Crise oculta no setor bancário: Metas agressivas e jornadas extremas afetam a saúde mental dos bancários
Na última semana, bancários do Bank of America, segundo maior banco dos Estados Unidos, denunciaram …