Home / Antiga / Corrida de rua

Corrida de rua

""As vezes o acesso ao esporte começa de forma despretensiosa e acaba revelando um talento. Com a auxiliar operacional da Caixa Econômica Federal, Valeria Porto, aconteceu assim: a corrida entrou na sua vida como uma forma de distração em, 2014, e acabou virando estilo de vida. “Para começar precisa apenas de um tênis e uma dose de disposição. Logo você vai ter vários amigos que só falam de corrida, vai acordar domingo cedo para se exercitar, vai deixar de beber porque tem treino e precisa melhorar seu tempo. Quando menos perceber você já virou um viciado em corrida”, afirma.
Aos poucos o que era um hobbie se transformou em uma rotina de treinamento regular, correndo de três a quatro vezes por semana. Hoje, Valeria participa de uma equipe de empregados da Caixa e conta com um treinador que elabora uma planilha mensal de treinos.
Todo o esforço empregado no esporte vem rendendo medalhas nos mais de 20 eventos em que já competiu. Entre os campeonatos, ela destaca a participação nos eventos realizados para bancários, como os Jogos Regionais Nordeste da APCEF, realizado em Natal, e os Jogos Nacionais da FENAE, em Blumenau – Santa Catarina. “Participar pela primeira vez dos jogos da Caixa foi uma das melhores experiências que a corrida me propiciou. Poder fazer parte de uma equipe e contribuir para que ela seja campeã é muito gratificante”, considera.
Mesmo sendo uma grande aliada no combate ao estresse do dia-a-dia, nem sempre é fácil conciliar a prática da atividade esportiva com a atividade bancária e a família. “Acredito que, para uma perfeita saúde mental e física, alcançar o ponto de equilíbrio entre vida profissional, familiar e o esporte é fundamental. Nem sempre é tudo perfeito. Às vezes quero só dormir e esquecer que tenho treino, mas é necessário ter força de vontade para se manter firme e não ‘deixar a peteca cair’”, relata.
""Aos colegas, principalmente às mulheres, que ainda não praticam regularmente uma atividade física, Valeria recomenda que seja algo primeiramente prazeroso. “Na maioria das vezes, a mulher inicia a prática de um esporte com a finalidade de emagrecer, ficar em boa forma, mas os benefícios vão muito além disso. Com a prática, aumentamos nossa autoestima, melhoramos a disposição, ampliamos a rede de amigos, diminuímos a ansiedade e combatemos o estresse. São tantos os benefícios que é difícil pensar em ficar parada”, conclui.

Veja Mais!

Violência contra mulher é física e social

" Só alcançaremos mudanças sociais com a participação ativa das mulheres "