Home / Sem categoria / Covid-19 e Racismo Ambiental

Covid-19 e Racismo Ambiental

Neste mês, o Núcleo de Assessoria Jurídica Alternativa – NAJA, publicou o vídeo Covid-19 e Racismo ambiental. Buscando ampliar o debate, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região convida todas e todos para conhecer um pouco mais sobre esse debate.
Como destaca o professor Claudio Carvalho na descrição do vídeo, o racismo ambiental pode ser conceituado como a prática de destinar às comunidades e populações negras, indígenas, não-brancas e imigrantes os piores efeitos da degradação ambiental-urbana.
O tema vem sendo debatido e ainda, traz muitas dúvidas para as pessoas, devido a uma série de fatores que envolvem a sua complexidade: Você sabe o que é Racismo Ambiental? E qual a relação com a pandemia do Coronavírus? Podemos conceituar o racismo ambiental como a prática de destinar às comunidades e populações negras os piores efeitos da degradação ambiental-urbana. O racismo ambiental é mais uma evidência da estrutura racista submetida à população negra. Ele escancara a falta de investimento em áreas periféricas, onde a maioria é negra. A desigualdade é um dos fatores determinantes, mas a raça/cor é um delimitador para retirar a garantia de cidadania de cada indivíduo marcado por um sistema de opressão edificado nas dinâmicas da escravidão. Os povos negros são os que sofrem os efeitos mais devastadores da pandemia do Covid-19.
Assista o vídeo:
Fonte: SEEB/VCR com informações da divulgação do vídeo.

Veja Mais!

Estudo revela aumento de trabalhadores com formação superior à exigida pelo mercado

A chamada população sobre-educada passou de 26% em 2012 para 38% em 2020. Incidência é …