Em audiência pública realizada na última sexta, 5, na Assembleia Legislativa do Ceará, foi criada a Frente Parlamentar Nordestina em Defesa do BNB com o objetivo de articular politicamente a defesa do Banco como principal agente de desenvolvimento da região. Além dos parlamentares cearenses, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), os presidentes das Assembleias Legislativas do Piauí, Maranhão, Sergipe, Paraíba e Bahia, diversos deputados federais e vereadores do campo progressista, além de representantes da Contraf-CUT, Fetrafi/NE, Sindicato dos Bancários de diversos estados com BNB na base, Fenae, CUT, CTB e AFBNB, entre outras entidades da sociedade civil organizada participaram do lançamento.
O diretor da Fenae, Marcos Saraiva, que representou a entidade no evento, defendeu a unidade no processo de defesa do BNB como banco público. “A luta em defesa do Banco do Nordeste é de todo o movimento sindical, de toda a nossa região, de todo o povo nordestino. Todas as instituições públicas estão sob ataque e precisamos nos unir para defendermos o patrimônio do povo brasileiro”, afirmou.
Durante a audiência, comandada pelo presidente da AL/CE, José Sarto (PDT), os parlamentares destacaram o papel decisivo do Banco do Nordeste para o desenvolvimento da região e da importância de levar o debate até as instâncias federais para manter o Banco forte e público. O deputado estadual Daniel Oliveira (MDB) informou que já há uma agenda marcada nesta semana com o ministro da Casa Civil, Onix Lorenzoni, para debater a defesa do BNB e destacou a importância de todo o Nordeste se unir em torno dessa causa.
O discurso da união também foi ressaltado pelo presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (PSB). Segundo ele, o Brasil tem uma dívida enorme com o Nordeste e ela tem de ser paga. “Exigir que o governo federal respeite o BNB é justiça social, pois ele distribui qualidade de vida, políticas públicas e desenvolvimento. Defender o BNB é defender o Nordeste”.
O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, ressaltou que “o BNB é muito mais do que uma instituição de crédito ou um banco regional. Ele é uma instituição de produção de capital humano e de organização do pensamento estratégico nordestino”. Ele completa que vai articular junto a Frente Nacional de Prefeitos o apoio à luta em defesa do BNB.
O presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, Carlos Eduardo, destacou que o movimento sindical está unido na luta em defesa do Banco. “Os cinco maiores bancos desse país lucraram juntos mais de R$ 70 bi em um ano. O BNB, em um ano, trouxe para a nossa região R$ 43 bi. Se de um lado, os maiores bancos desse país estão acumulando lucros, do outro nós temos o BNB, com crédito mais barato e trazendo dignidade e autonomia”, concluiu.
Fonte: Fenae