Home / Antiga / Crise no sistema carcerário do brasileiro

Crise no sistema carcerário do brasileiro

"ResultadoO ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, terá uma reunião no próximo dia 17 com secretários de Assuntos Penitenciários e de Segurança Pública de todos os estados e do Distrito Federal para discutir ações para conter a crise do sistema penitenciário no País. O encontro foi acertado entre Moraes e os presidentes dos Colégios de Secretários de Justiça e Assuntos Penitenciários, Lourival Gomes (SP), e de Segurança Pública, Jeferson Portela (MA). Segundo o Ministério da Justiça, serão discutidas medidas imediatas para combater a crise do sistema prisional por meio de relatórios que estão sendo produzidos e da implantação de soluções previstas no Plano Nacional de Segurança. Entre elas está a criação dos 27 núcleos de inteligência e o cronograma de execução dos recursos federais liberados no final de 2016.

O encontro veio diante de uma extrema crise no sistema prisional brasileiro, que amargou a sua segunda maior chacina, com 56 mortos no Complexo Aníbal Jobim (Compaj), em Manaus, na semana passada – o maior massacre do sistema carcerário nacional aconteceu em 1992, na Casa de Detenção de São Paulo, onde 111 detentos foram brutalmente assassinados após o início de uma rebelião e o consequente conflito com a Polícia Militar. Nesse sábado (7), foi a vez de Roraima registrar 33 mortes na  Penitenciária Agrícola de Roraima. 

O ministro convocou o defensor­ público geral do Amazonas, Rafael Barbosa, para uma reunião de emergência em Brasília na terça­feira (10) para discutir a crise. O encontro foi marcado pelo secretário executivo do Ministério, José Levi, e o subdefensor geral, Antonio Cavalcante.

Barbosa realizou uma visita à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vital Pessoa, em Manaus, onde aconteceu um motim na madrugada deste domingo (8) resultando na morte de ao menos quatro presos.

Fonte: Brasil 247

Veja Mais!

Violência contra mulher é física e social

" Só alcançaremos mudanças sociais com a participação ativa das mulheres "