Nesta quinta-feira (09), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) iniciou seu 4º Conselho Nacional, abordando temas como democracia, desenvolvimento sustentável e valorização do trabalho. O evento contou com a leitura e aprovação do regimento interno, seguido por três painéis que destacaram relações entre o movimento sindical, a Amazônia e o meio ambiente global.
O presidente do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região é um dos representantes dos trabalhadores baianos no evento.
Amazônia Viva – Bioeconomia, Empregos Verdes, Renda e Garantia dos Direitos Sociais
Um dos painéis abordou a importância da negociação coletiva no meio sindical. “A negociação coletiva é um dos momentos mais importantes para o movimento sindical”, afirmou Everson Costa, Supervisor Técnico do Dieese-PA e Especialista em Economia pela UFPA. A discussão sobre bioeconomia, empregos verdes, renda e garantia dos direitos sociais destacou a necessidade de um desenvolvimento econômico sustentável na Amazônia, focado na valorização do trabalho e na promoção de empregos que respeitem o meio ambiente e os direitos dos trabalhadores.
Amazônia Viva – Biodiversidade, Mudanças Climáticas e Proteção dos Povos e Territórios
Outro painel relevante discutiu a biodiversidade, mudanças climáticas e a proteção dos povos e territórios na Amazônia. Norbert Fenzl, doutor em Hidrogeologia – Ciências Ambientais pela Universidade de Viena e pesquisador e professor Titular da Universidade Federal do Pará, Núcleo de Meio Ambiente (NUMA), expressou preocupação com as narrativas externas que inundam a região durante eventos como a COP-30.
Ele ressaltou a importância de prestar atenção nas narrativas externas e como a região deve se posicionar para preservar o planeta.
Biodiversidade, Mudanças Climáticas, Proteção dos Povos e Territórios e Ação Global em Defesa do Trabalho Decente e da Valorização do Trabalho
O terceiro painel focou na ação global em defesa do trabalho decente e da valorização do trabalho. Rosângela Silva Rassy, Diretora do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho, parabenizou o evento pelo tema escolhido. Ela enfatizou a importância de enfrentar a precarização do trabalho, destacando o trabalho incansável da auditoria fiscal do trabalho para garantir direitos aos trabalhadores. Rassy salientou que cada trabalhador com carteira assinada representa uma vitória na luta pela valorização do trabalho.
O evento continua a promover debates essenciais sobre a Amazônia, democracia, desenvolvimento sustentável e valorização do trabalho, reunindo especialistas, sindicalistas e ativistas para encontrar soluções significativas para os desafios enfrentados pela região e pelo país como um todo.
Confira a programção de amanhã!
09h – PAINEL 4: A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DAS MULHERES E O NOVO CICLO DESENVOLVIMENTISTA
10h – Intervenções dos delegados e delegadas sobre o documento do 4º Conselho
13h – Almoço
14h – PAINEL 5: BALANÇO E ATUALIDADE DO MOVIMENTO SINDICAL BRASILEIRO / ORGANIZAÇÃO SINDICAL E VALORIZAÇÃO DA NEGOCIAÇÃO COLETIVA
15h – Intervenções dos delegados e delegadas sobre o documento do 4º Conselho
17h – Apreciação da Proposta de Resolução
18h – Encerramento
Fonte: CTB.