Gratificação para caixas no BB
Na primeira rodada de negociação entre a Contraf e o Banco do Brasil, a Comissão de Empresa cobrou do banco resposta quanto ao pedido de manutenção da gratificação da comissão de caixa aos funcionários que perderam o cargo. No caso dos funcionários com função gratificada ou comissionada, serão garantidos quatro meses de remuneração caso não sejam realocados. Para os caixas, há um entendimento do BB de que como não é uma função, é apenas gratificação de caixa, esse benefício não é concedido automaticamente.
Santander lidera queixas de clientes
O banco Santander foi o banco com maior índice de reclamações no quarto trimestre de 2017 entre as instituições financeiras com mais de 4 milhões de clientes, segundo levantamento divulgado pelo Banco Central do Brasil (BCB) na segunda-feira (15). O banco espanhol lidera o ranking de reclamações com um índice de 42,87, seguido pela Caixa Econômica Federal, com índice de 33,24 e pelo Bradesco, com 25,63. Em quarto está o Banrisul, com índice de 25,06 e em quinto o Banco do Brasil, com 24,50.
Brasil tem nota de crédito rebaixada novamente
O risco de o governo brasileiro não pagar corretamente suas dívidas aumentou, segundo avaliação da agência de classificação Standard & Poor’s. Em relatório divulgado na quinta-feira (11), a agência americana rebaixou a nota de crédito do Brasil de “B” para “BB-”. Com o novo rebaixamento, o terceiro em pouco mais de dois anos, o governo brasileiro fica ainda mais longe do “grau de investimento” – selo dado aos países e empresas com baixo risco, que o Brasil perdeu em setembro de 2015.