Juros consomem duas vezes mais que Saúde e Educação
No ano passado, a quitação de parte da dívida vencida e o pagamento dos juros custaram ao país mais de R$ 462 bilhões. Em 2017, a dívida consumiu mais do que o dobro das despesas liquidadas com saúde e educação somadas (R$ 205 bilhões). Conforme o relatório, a dívida custou mais de cinco vezes os gastos com assistência social (Bolsa Família, assistência a crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência, por exemplo).
84% dos trabalhadores têm problemas financeiros
Segundo o levantamento realizado pela Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Instituto de pesquisa Axxus, sobre saúde financeira dos trabalhadores, apenas 16% das pessoas empregadas conseguem planejar os gastos financeiros. Os outros 84% dos entrevistados enfrentam dificuldades e o resultado são as dívidas.
Descriminalização do aborto
O Supremo Tribunal Federal realizou, na sexta-feira (3) e na segunda-feira (6), audiências públicas para debater ação que pede a descriminalização do aborto, convocadas pela ministra Rosa Weber, relatora da ação apresentada pelo PSOL, com assessoria técnica do Instituto de Bioética Anis. No Brasil, o aborto, ignorando as questões de saúde e sociais, ainda é considerado crime pelo Código Penal. A votação do projeto pelo STF ainda não tem data prevista.