Nesta quinta-feira (15), décimo dia da greve nacional, os bancários promoveram uma ação de prevenção do câncer de mama, como programação do Outubro Rosa na cidade.
A categoria se reuniu na Praça Barão do Rio Branco, onde foram oferecidos serviços gratuitos à população, como aferição de pressão, testes de glicemia e orientações ligadas à prevenção da doença. O servidor público Antônio Robertson aproveitou a oportunidade e destacou a greve dos bancários como necessária. “Resolvi fazer o teste de glicemia porque é importante a gente cuidar da saúde, se prevenir do câncer tanto de mama quanto de próstata, no meu caso. Sobre a greve eu acredito que é um direito dos bancários, pois os banqueiros estão enriquecendo e o trabalhador ficando cada vez mais pobre. Sou funcionário público e também faço greve quando é preciso”, afirma.
Para a dona-de-casa Orminda Santos, que já foi diagnosticada com a doença, estas ações são fundamentais para que as mulheres saibam mais sobre a importância da prevenção. “Para mim é muito importante que estas ações sejam realizadas. Sempre que vejo um evento assim eu paro e tiro dúvidas, pois eu já tive câncer de mama e hoje estou curada. Ainda faço o tratamento, mas como descobri logo no início, foi mais fácil para mim”, explica.
A diretora de Cultura e Formação Sindical, Larissa Couto, reforça que a categoria precisa continuar mobilizada e lutar por melhorias ligadas à saúde. “Esta ação do Outubro Rosa reforça a responsabilidade do SEEB/VCR perante a sociedade, e acima de tudo faz refletir sobre a importância de continuarmos mobilizados, lutando por melhorias nas nossas condições de trabalho e, sobretudo, as cláusulas de saúde, já que os bancários apresentam altos índices de afastamentos por doenças ocupacionais”, conclui.
Bancos não apresentam nova proposta e greve continua
O número de agências fechadas na Bahia chegou a 1.043 nesta quinta (15), sendo 623 de instituições públicas e 420 unidades de bancos privados. Na base territorial do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, 76 agências estão fechadas, com 100% dos bancos públicos sem funcionamento.
Até o momento, a Fenaban não se posicionou sobre uma nova proposta a ser apresentada para os bancários.