A Campanha Nacional da categoria bancária segue firme. Iniciada neste mês de agosto, as rodadas de negociações entre bancos e Comando Nacional tem revelado o desprezo dos banqueiros com essas trabalhadoras e trabalhadores.
Nesta terça-feira (25), as bancárias e bancários de todo país vão opinar sobre as propostas apresentadas pelos bancos até agora, por meio de assembleias virtuais. A base do SEEB/VCR deve participar em massa, votando no site da entidade. A expectativa é que a categoria rejeite as proposições por representar um ataque brutal aos direitos historicamente conquistados.
No último sábado (22), a pressão das bancárias e bancários organizados fez a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) recuar na retirada da 13ª cesta alimentação, contudo a intenção dos bancos ainda tem sido a redução de direitos.
Foi mantida a proposta de reajuste zero sobre os salários, não repõe nem mesmo a inflação do último ano, que representa uma perda de 2,65% nos salários. Os representantes das instituições financeiras apresentaram, ainda no sábado, uma nova proposta de Participação de Lucros e Rendimento, com a redução em até 48%. A indicação representa um retrocesso ao patamar de 2007 para o percentual do salário.
Neste momento, precisamos que a categoria permaneça unida e mobilizada. “Sabemos que a conjuntura é complicada, pois estamos em plena pandemia da Covid-19 e em um governo que massacra a classe trabalhadora enquanto afaga banqueiros e empresários. Seguiremos no fortalecimento de nossa Campanha para que nenhum direito que conquistamos nos seja tomado. Inclusive, com a possibilidade de deflagrar greve, assim como fizeram os trabalhadores dos correios”, destaca Leonardo Viana, presidente do SEEB/VCR.
Acompanhe as notícias da Campanha Nacional 2020 no site do Sindicato e em nossas redes sociais.