A manifestação foi em protesto à postura dos bancos na Campanha Salarial.
Na manhã desta segunda-feira (26), das 9h às 12h, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região e os funcionários do Banco do Brasil protestaram contra a postura dos bancos na Campanha Salarial, retardando a abertura da agência do Banco do Brasil no centro de Vitória da Conquista.
A manifestação foi convocada pelo Comando Nacional como um dia nacional de luta para pressionar a FENABAN a apresentar uma proposta concreta de reajuste salarial que contemple as reivindicações da categoria.
Na última reunião de negociação, os bancos ofereceram uma proposta constrangedora de reajuste salarial com perda real de 0,57%, além da tentativa de retirada de direitos conquistados com muita luta e persistência da categoria.
Na cláusula econômica, a categoria reivindica o à reposição pelo INPC acumulado entre setembro de 2023 e agosto de 2024, acrescido do aumento real de 5%, melhoria nos percentuais nos Lucros e Resultados (PLR) e melhorias nas demais verbas, incluindo tickets alimentação e refeição, auxílio creche e auxílio babá.
No ato, bancários manifestaram seu descontentamento com a situação, tanto pela necessidade de um quadro de funcionários maior para atender toda a demanda da cidade, bem como protestar pela contínua ameaça da retirada da função de caixa pelo banco.
”Estamos sobrecarregados porque a demanda é alta. O concurso para o Banco do Brasil é uma conquista e merecemos respeito, pois é urgente a contratação de mais bancários e bancárias. Não estamos pedindo nada de mais além do reconhecimento do nosso trabalho, por isso temos que ter uma remuneração digna diante do lucro que o banco vem tendo. Estamos aqui para servir à população, mas precisamos de condições para isso.’’ Afirma Ricardo Galvão, funcionário do BB e delegado sindical.
‘’Nossa reivindicação é que os bancos apresentem propostas dignas, pois os últimos resultados do Banco, batendo recordes e mais recordes de lucro, demonstram a condição de atender plenamente às reivindicações da categoria.’’ Destaca Leonardo Viana, Presidente do SEEB/VCR.
Uma nova rodada de negociação será realizada amanhã, terça-feira (27), em São Paulo. A data base da categoria é 1º de setembro.
Confira como foi a paralisação no vídeo:
Ver essa foto no Instagram