Os bancários do Banco do Brasil participam nesta quarta-feira, dia 7, do Dia Nacional de Luta contra a reestruturação do banco. Em Vitória da Conquista a mobilização acontecerá na agência Régis Pacheco, onde será apresentada uma carta com abaixo-assinado à população.
A manifestação será voltada para clientes e usuários, para que todos estejam cientes do impacto negativo do fechamento das mais de 400 agências e a transformação de 379 em postos de atendimento em todo o país. Cerca de 18 mil funcionários serão dispensados através do Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada (PEAI), e segundo o presidente do BB, Paulo Caffarelli, 7.760 funcionários já aderiram à proposta.
Em Vitória da Conquista, com o fechamento da agência Régis Pacheco, a população de mais de 350 mil habitantes contará com apenas três agências do BB na cidade. Nove mil clientes e doze mil usuários dos serviços serão diretamente atingidos.
Diante disso, a categoria está mobilizada e colherá assinaturas nas agências, na tentativa de impedir que a reestruturação do Banco do Brasil seja levada adiante. Para a diretora de Cultura e Formação Sindical, Larissa Couto, toda a sociedade deve estar engajada nesta luta. “Essa ação visa o apoio da população que paga altas taxas de juros e tarifas caras e serão diretamente afetados com a precarização do atendimento nas agências. A redução de funcionários representa filas maiores, mais tempo de espera, desrespeito ao consumidor, além do aumento da sobrecarga de trabalho para os bancários”, afirma.
Além de Vitória da Conquista, a agência do BB de Itapetinga também está no roteiro de mobilizações. Na próxima quinta-feira, dia 8, os bancários se manifestarão contra a reestruturação e cobrarão medidas do banco no sentido de resolver os problemas ligados à alta demanda que tem chegado diariamente, desde a explosão da agência de Itarantim. As enormes filas têm causado transtornos à população e sobrecarga de trabalho aos funcionários. A manifestação está prevista para as 9h.
SEEB/VCR recebe moção de aplauso na Câmara
Na última sexta-feira, 2, o Sindicato recebeu uma moção de aplausos na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista. A diretoria do SEEB/VCR foi parabenizada pela luta em defesa pelos direitos dos bancários.
Na oportunidade, os representantes da categoria bancária denunciaram o plano de reestruturação do BB e conclamaram a sociedade conquistense e todos os setores organizados a se mobilizarem contra a reestruturação imposta pelo banco.