Em cartaz nos cinemas, o filme Malês nos transporta para a Salvador de 1835 e nos convida a refletir sobre a luta negra no Brasil do século XIX. Dirigido por Antônio Pitanga e com roteiro de Manuela Dias, o longa retrata a trajetória de dois jovens muçulmanos — recém-casados — que são brutalmente arrancados de sua terra natal na África, escravizados e separados. Separados pelo destino cruel, eles enfrentam os horrores da escravidão e se veem envolvidos na Revolta dos Malês, o maior levante organizado por pessoas escravizadas no país.
A narrativa coloca o protagonismo negro no centro da história, revelando como resistência, fé, identidade e o desejo de liberdade foram essenciais para confrontar o regime escravista. O longa enaltece a mobilização protagonizada por africanos muçulmanos — os “malês” — e reconstitui como cultura, religião e solidariedade foram armas de luta contra a opressão.
A dica para a categoria foi uma sugestão do diretor de Assuntos de Raça e Etnia do Sindicato, Carlos Augusto do Nascimento.
Em Vitória da Conquista, Malês está sendo exibido apenas no Centerplex Boulevard Shopping, sala 6, às 17h30, todos os dias, conforme a programação oficial do cinema atualizada até o dia 15.
Vale a pena checar com antecedência se há novas sessões ou mudanças de horários no site do cinema, ou nos aplicativos de venda de ingressos.